terça-feira, 3 de maio de 2005

Sobre blogs, comentários e algo mais... (ou não)

Hoje eu ia falar sobre qualquer coisa que já me esqueci o que era, quando me salta aos olhos os últimos posts do Italianho e do HoBBiNHo... Desculpas pra cá, pra lá 'fui eu quem errou' e na consistência do assunto eu boiei um pouco, apesar do ótimo post do Tiago falando de Linguagem e filosofia. E a crise começou, ou como numa aula de Teo. literaria diria: a complicação começou, quando ia comentar no do Fabio e ele nos tira esse direto... Seria esse um dos fundamentos do blog, o comentário?!
Sim, estou fazendo um 'estudo' de blogs vendo o perfil de cada um, a reflexão sobre como, quando e onde 'blogar'. É a minha vez de questionar o pq disso, se é um escancaramento da vida real, se se cria uma vida paralela (ainda bem q não tenho que classificar os 'ses'), se é simplesmente pra escrever e escrever como um fluxo de pensamento ou se é pra escrever um pensamento direcionado, dependendo do público alvo (que coisa mais comercial).

Na minha concepçao tenho o blog como algo não muito em moldes de lógica e entendimento. Diria que é mais um modo de comunicar, de linguagem. E já que sitei a tal 'linguagem' diria que hoje na aula de teo. Lit. acabei questionando para o professor: 'a línguagem é lógica?'; daí surgiu um NÃO veemente e disse que a Lingüística que é lógica pq ela acha que estuda linguagem quando na verdade ela só estuda as estruturas. Vou pensar mais sobre isso.

"minhas palavras são o limite de meu mundo", repetindo aqui no meu blog como o fez a Andréia no dela, em relação ao que o Italiano colocou no blog dele (uma linha de blogs aqui), e como ela também vou comprar um dicionário :)

3 comentários:

Tiago Tresoldi disse...

1. Italianos também têm seus momentos de humildade
2. Blogs são uma coisa interessantíssima do ponto de vista lingüístico. Eu chegaria até a dizer que trata-se de uma nova variedade diamésica, pois não é nem oral nem escrita mas se distancia bastante da linguagem de IRCs e emails.
3. O comentário é certamente o fundamento dos blogs, é ele que torna uma exposição (monólogo) um tipo muito especial de diário; assumindo função não apenas referencial mas também emotiva e conativa. Sem contar que é o mais próximo que estou vendo de uma conversa oral de acesso público (afinal, os logs são somente nossos).
4. A linguagem não é lógica? Começo a me desapontar com o pessoal da UFRJ... Pior, afirmam isso logo no dia em que posto sobre Wittgenstein.
5. Acho que as palavras são o limite de nosso mundo até mesmo denotativamente - afinal por mais que eu desejasse não iria conseguir ler um texto em japonês, por exemplo.
6. Não há uma nota seis. :P

Tiago Tresoldi disse...

Ah, dica pra ti: Coisas Bobas, o segundo blog que comecei a ler (o primeiro não existe mais). É de uma advogada budista de Florianópolis, daquelas sempre de bem com a vida. Meigo. :)

Giorgia disse...

Oi, Fabíola!
Oi, Tiago!

Obrigada pela menção, Tiago. Mas... quem me dera estar sempre de bem com a vida! Ai, ai!

E o meu blog não é meigo não... é bem reclamão.

Abraço procês!
Giorgia