quinta-feira, 12 de maio de 2005

Gossip

Este filme (que não me lembro se tem tradução ou não o nome dele), fala sobre FOFOCA, uma palavra temida por muitos mas na boca de todos.
Resolvi falar desse filme por 2 motivos: o fato de estar fazendo um trabalho sobre internet focalizando blogs/flogs e orkut, além de ter escutado hoje no ônibus (sem querer) uma conversa que me deixou intrigada.

Comecemos pela conversa. Entrei no ônibus, normalzinha, peguei um lugar na janela sem nem notar quem estava atrás de mim. Mas logo, pela conversa que não parava, pude perceber que era um homem e uma mulher com seus 40/50 anos. Primeiro ele começou falando da vida dele, da esposa que tinha ficado longe e que ela queria que ele visitasse os amigos aqui no Rio. Depois ela falando da filha que ia se casar em dezembro com um capital do exército e iria morar em Brasília. Dois amigos, não é?! Daqui a pouco, falando da vida aleatoriamente (e eu tentava pegar no sono) ele pergunta pra ela se o beijaria ali. Terminantemente ela diz que não, que ali não era acasião, que da outra vez estavam sozinhos e que seria muito estranho dois velhos se beijando assim no meio do povo. Fiquei intrigada: mas ele não era casado? Aí que veio a minha resposta, ele estava pesando em apresentar a moça ao lado dele pra uma amiga dele do Rio (amiga da esposa dele tb), e estava tramando como apresentar a mulher sem levantar suspeita, 'mas a América não é boba'.
Pra você como nossa vida é exposta assim e a gente nem tem consciência. Se isso acontecesse em Rio Grande, num ônibus da FURG por exemplo, certo que alguem conheceria um daqueles dois nem que fosse de vista, de colega do primo do vizinho de alguém. Tanto que era comum alguém estar falando de alguém conhecido meu.

Agora puxando isso pro blog, nossa vida é exposta aqui assim como numa conversa de ônibus: vai depender de que ônibos pegamos, de que tipo de pessoas que frequentam (daquelas do seu conhecimento ou daquela indiferentes a você), do assunto que você trata, com quem você está conversando.
Verdadeiramente eu não creio que isso aqui seja só uma linha de fofoca, pra vc xeretar a vida do outro e despejar a sua. É trocar idéias e visões de vida. Muito se pode enriquecer (discutindo, por exemplo, sobre língua porguesa que é a nossa área), ou se pode refletir, falando de algum momento do dia, da semana, em especial.

Agora eu queria saber opiniões diversas... Quem puder falar a respeito. :)

2 comentários:

Tiago Tresoldi disse...

Prova de que todo carioca é peçonhento!

Bá guria, mas tu não fazes idéia de como teu sotaque carioca aumentou! Não é só o léxico, a intonação e a fonologia são de uma carioca típica. Mal te reconheci! :)

Lizi disse...

"Intrigas" o nome do filme em português :P