sexta-feira, 13 de maio de 2005

O Nome da Rosa

Já que este é o livro que o Italianho, aniversariante dessa 6ªf 13 seria, seria se ele fosse um livro fica sendo o filme do dia.
Tenho muita mais a falar do livro, um espetáculo, escrito por Umberto Eco (um italiano!) que traz além de uma interessante história investigativa uma série de críticas a uma determinada época, um deleite de sabedoria.

A história se passa em um mosteiro (que só pode ser na Itália), onde William de Baskerville, um monge franciscano e seu pupilo Adso von Melk vão para um conclave da Igreja no qual há uma forte divergênia entre franciscanos e dominicanos. No meio disso acontecem misteriosos assassinatos, onde um inquisitor acaba achando que é obra do Demônio e trata por condenar aqueles que ele acha servos do mau.
O livro é muito superior ao filme pois se passa em sete dias, ao contrário do filme que é em 3, creio eu, cheios de acontecimentos e diálogos capciosos e intrigantes. Falando em livro, nao posso me esquecer que foi o Tiago quem me emprestou livros que foram de uma riqueza fora de comum pra mim: O mundo de Sofia, O homem e seus Símbolo (de Jung) e Em busca da Língua Perfeita de Umberto Eco também(pena que esse eu não li com a maturidade que requeria o assunto).
Sempre dando dicas de leitura, ajudando se precisa de algo, com opiniões cheias de argumento e com a gramática do português internalizada, o Italianinho é uma das pessoas que mais dou ouvidos atualmente por tamanho respeito que tenho pela pessoa dele.
Detalhe: ele tinha que nascer numa 6ªf 13 (a primeira e única desse ano), dia o qual não tem a simpatia de todos e que a bolsa dos EUA está em crise pq no dia de hoje pois muita gente não quer fazer negócio.

Ah, Italianinho! em pensar que o achei 'metido', nada como o tempo pra provar que as pessoas são quase sempre totalmento o oposto dos conceitos precipitados que temos (não foi seu caso :P). E é ele o meu mais fiel leitor, e assim este blog vai seguindo.
Parabéns pelos 2 patinhos na lagoa :P

Nenhum comentário: