terça-feira, 24 de abril de 2007

Gentileza gera Gentileza


Passando pelo cinza da cidade, dentre viadutos e caminhos escusos, se vê, a caminho do Centro do Rio as palavras de sabedoria do Sr. Gentileza. Ele foi um tipo, desses com um ‘quê’ messiânico e andarilho por esse Rio tentando levar mensagem de paz e amor para as pessoas corridas da cidade preocupada.

Sempre passava por aquele verde-amarelo das palavras, não me atentava pelo conteúdo. Depois que passou no Jornal Nacional esse algo referente ao Sr. Gentileza, fui reconhecer na minha paisagem diária aquele suspiro por desautomatização da vida. São letras grandes, marcantes, com mensagem de se amar o próximo, de, resumidamente, ‘gentileza gera gentileza’. Ah, tem sua beleza...

Papai chegou a comentar: “sabe que esse Sr. Gentileza chegou a conversar comigo naquela época... Conversou comigo, perguntou o que fazia e tinha uma aparência de ‘Antônio Conselheiro’, foi bastante educado e falava bem. Só não sabia que ele era rico.’ Sim, o Sr. Gentileza era um empresário muito bem sucedido que se dedicava a amar o próximo.

Uns chamavam de loucos, outros o admiravam pela simplicidade de tudo. Eu... Sabe, por isso que digo, esse mundo cinza não está condenado a só uma matiz. Há de haver todas juntas, dentro do coração de quem quer plantar o bem. (que coisa, me encontro tão... ‘zen’:)

Um comentário:

Rhosanna disse...

...Sr gentileza....ahhh que homem bonito!! lembro-me quando o vi pela primeira vez aqui em Brasília...de longe vi os dizeres dele e li...falava em gentileza, coisa que não sai de minha boca até hoje, e ele disse que eu era inteligente...quanta gentileza!!!! Saudades e muita luz