domingo, 1 de abril de 2007

O Pescador e Sua Alma


Ontem, pela primeira vez em 2 anos de moradia nesse Rio de Janeiro, fui ao Centro Cultural Banco do Brasil ali no Centro do Rio assistir uma ópera contemporânea chamada “O Pescador e Sua Alma”, penúltimo dia em cartaz.

A ópera trata de um Pescador que se apaixona por uma Sereia e que para se juntar a ela precisa se ver livre da Alma, o faz com ajuda de uma Bruxa. A Alma, enciumada pelo amor do pescador que não é seu, parte ao mundo com a promessa de voltar a cada ano para fazê-lo mudar de idéia. Deste modo, a Alma volta prometendo sabedoria, riquezas, isso se ele a aceitar no seu coração. O Pescador se mantém firme até o momento da Alma contar de certa dançarina de pés maravilhosos e o Pescador se sente tentado em partir com a Alma para conhecer tal dançarina, no pensamento de que iria, mas logo voltaria. Contudo, a Alma o ludibriou da pior maneira, o fazendo matar, roubar, o fazendo descer ao fundo do poço até conseguir seu intento, possuir o pescador novamente. No entanto ela não consegue entrar no coração dele, por mais que tente, pois o amor do Pescador pela sereia é por demais forte. O pescador volta a sereia e a encontra morta, só aí a alma consegue então entrar em seu coração.

Contanto com violino, viola, violoncelo, flauta, clarineta, trompa, percussão e maravilhosa harpa, a ópera se revelou fascinante e encantadora na frente dos olhos e da alma. O ímpeto de cada personagem tratado por determinado instrumento ( a sereia – harpa, Pescador – flauta, Padre – sinos, Bruxa – violino), era um toque mágico.

Gostei tanto que pretendo virar freqüentadora assídua do circuito musical cultural que houver nesses espaços culturais e também no magnífico teatro municipal. Só faltava mesmo minha gente aqui pra acompanharmos, criticarmos, comentarmos juntos... Bate uma saudade numa hora dessas. :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo depoimento sobre a ópera...
:)