segunda-feira, 28 de julho de 2008

Salo or the 120 Days of Sodom


Esse é um filme que realmente "cativa". Pasolini conseguiu em um só filme me fazer sentir náusea, vômito, nojo e medo. A história gira em torno de quatro fascistas que na época da invasão-nazi fascista na Itália resolveram juntar 9 meninos e 9 meninas em uma casa para realizar as mais impensáveis torturas mentais e sexuais.

O filme se divide em quatro partes: o ante-inferno, o ciclo das manias, o ciclo das fezes e o ciclo do sangue. Em cada ciclo os jovens são submetidos a abomináveis condições, tendo de obedecer restritamente a ordem dos 4 cavalheiros, que por sua vez contam com a ajuda de quatro velhas prostitutas e mais outros jovens do sexo masculino. Os quatro homens: o presidente, o duque, o magistrato e o bispo, casam-se um com a filha do outro para selar o pacto e as colocam como empregadas que servem aos banquetes nuas e são exploradas sexualmente a qualquer momento que eles desejem.

Apesar de grande teor sexual, nada nesse filme é de natureza sensual ou sedutiva. Qualquer tentativa de sexo por puro prazer é algo condenável a morte. A sensação é de que sexo é algo sempre sujo, torturante, animal e vazio. Ao final, a sensação é que seres humanos são essencialmente animais que quando providos de poder se transformam então em animais irracionais por completo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Assistindo Salò!? Eita mente lasciva! :P (eu nunca quis ver, e duvido muito que vá mudar de idéia...)

disse...

não mude... eu quereria ter mudado!