terça-feira, 10 de maio de 2005

Janela Secreta

Neste mês todos os posts (ou menos a maior parte deles) terão títulos de filmes que vi (ou não). Isso porque... ah, homenagem ao meu pai, 31 ele faz aniversário e ele que me apresentou à arte do cinema.

O de hoje diz respeito a um suspense psicológico de Stephen King estrelado por Jonny Depp. Do filme pego mesmo a parte do psicológico, e de todo drama que envolve o si com o si mesmo, tratando-se da história de um escritor que se isola numa cabana à beira de um lago (ihh, sabe que tenho problemas com lagos) pra terminar um livro.

Assim como o personagem de Depp (Mort Rainey), acabei por entrar em crise. Tudo culpa de quem?! Da tia Clarice.... Se não está afim de ler tudo pare por aqui. :)

Era apenas uma análise de um conto... “A Bela e a Fera” que falava de uma moça que de tão linda e perfeita parecia uma pintura, em seu mundo de beleza e dinheiro. Ao decidir esperar na calçada pelo seu motorista se depara com um cego pedindo esmola. Ele tinha uma enorme cicatriz na perna... uma ferida grande demais que se espalhou por dentro dela.

Começou aí a ser cutucada a minha própria ferida. Tive idéia pra um conto até. Mas uma janela tinha sido aberta... e eu não tinha noção do quanto ela ia me atrair pra dentro dela.

No ônibus as pilhas do meu walkman acabaram. Queria desesperadamente ouvir algo, seja lá o que fosse. Comecei a olhar pela janela e enxerguei tanta coisa que não via antes. Num ponto de ônibus um velho estava bem no meio do caminho, a ponto de um ônibus passar por cima dele... e sua face tinha um misto de paz e lamúria, enquanto minha face se desdobrava em rugas na testa pensando “o que ele ta fazendo?”.
Daí olhei outras pessoas nos outros pontos de ônibus e reparei: quanta criança gorda. Eu quando pequena era gordinha, mas não era assim. O sedentarismo tomou mesmo conta do cotidiano. Tudo é motivo pra se comer um cachorro-quente e batatas fritas... Fomos invadidos por um costume de porcos: comer e comer além do saciar.
Observando a paisagem, tentando pregar os olhos, pensei: “cadê a paisagem?”. A Av. Brasil um caos de trânsito: a polícia fazendo blitz. E aí mais um perigo: eu, a mercê dessa polícia... Não, não pode ser. Se ela parece o meu ônibus eu gritaria de horror e medo e pena. Pena de mim por não poder confiar na própria polícia.
Minha cabeça já explodia, a calma da ponte viria em breve. Quando vi chegou finalmente o mar da Guanabara poluído de um lado e de outro, mas mesmo assim bonito. Passei a ponte de olhos em fechados.
Ao pegar o outro ônibus tudo parecia cheirar mal, a minha consciência cheirava mal: passávamos por uma vala, o ônibus e eu. E assim seguiu enquanto eu não conseguia despregar os olhos do mundo lá de fora, trazendo cada detalhe pra dentro de mim. Janela maldita de grande.
E aí entra um moço bonito pela porta da frente do ônibus (aqui o normal é por trás). Eu o olhei e pensei: “porque ele entrou por ali?”; em dois segundos obtive a resposta: ele não tinha um dos braços. E ele incomodava como o cego mascando chiclete à Ana do conto “Amor”. Mas em breve ele se foi. Falsa paz novamente, pensei. Dali a um ponto entra uma senhora e sua netinha. Ela era cega. Dentro de mim já não tinha espaço pra tanta coisa.
Coisa?! Que tipo de ferida cruel que se abria... Porque o mundo não era mais tão bonito como nos outros dias? Eu só queria chegar em casa... E custava tanto que eu preferia nunca ter aberto aquela janela. Odiava Clarisse. Odiava a minha bonita vida. Odiava meus braços, meus olhos e todas as batatas fritas que já tinha comido na vida. Tudo ia acabar em alguns minutos, pensava, estaria na segurança do meu prédio em breve.
Desci do ônibus. Antes fiquei preocupada com o motorista que não ia pra pista da direita, como poderia eu sair daquele mundo então?! Finalmente a caminho de casa, fui pelo trajeto de sempre e quase até um pouco feliz: estava chegando. Mesmo não sabendo ao certo onde dentro de mim. Estava chegando... Foi quando vi a ferida: as duas pernas de um mendigo que era só ferida em carne viva, moscas pousando e uma náusea. Com sorte o sinal se abrira rapidamente. Eu atravessava veloz. Só queria fechar aquela janela.
Ironia ou não, como muitos personagens clariceanos, me encontrei sozinha e quase a ponto de enlouquecer em busca de uma parte de mim que eu não sabia bem onde estava ou quiçá que existia. Pra finalizar, subi no elevador (o que não tinha espelho, pq naquela altura quem eu menos queria era me ver) estava no meu andar, apertando a campainha quando noto: não tem ninguém em casa. Desço, a chave está na caixinha do correio. Novamente encarar o porteiro: a náusea volta. Volto pra porta de madeira, nada do meu conforto voltar: continuo sozinha.
Em alguns minutos, parada olhando, chegam minha mãe e minha irmã. Estabelece-se a calma e a trivialidade novamente. Comentários sobre o dia. É minha mãe que me salva daquilo tudo. Ela fecha a janela. E agora eu tenho a chance de fazer todo o percurso novamente. A dor de cabeça volta, contudo um alívio toma conta: a janela verdadeiramente foi fechada.


---

Um comentário:

Tiago Tresoldi disse...

Nossa, andas lendo Clarice demais... Muito bem escrito, mas me deixa com aquele "xiii, la vem" da tia Clarice.

Sará coisa do Rio de Janeiro?

Tens de ler uns Mayakovsky, isso sim! :)