quinta-feira, 7 de julho de 2005

Vc é que tipo?

Indubitavelmente é impossível classificar simplesmente pessoas por 'tipos', contudo a busca pelo conhecimento por si mesmo acaba levando o homem a perscrutar lá dentro e buscar os tais 'tipos'. Daí que achei uma comunidade no orkut chamada Tipos Psicológios (Jung) na qual haviam sites para fazer uns testes psicológicos para se descobrir o seu e já que trata de Jung resolvi fazê-lo. O teste é um classificador'>http://keirsey.com/ptest.html">classificador de temperamentos e acabou revelando pra mim mesma modificações da minha vida que eu mesma não tinha me dado de conta... É um conhecer-se mesmo.
E o resultado foi esse gráfico, que apontava para uma descrição de perfil que peguei de outro site (tb na comunidade) e conferi o que a tal sigla
Mas eu não sei. Há um 'não sei' que fica. Parece que devo fazer o teste novamente, pra ter certeza talvez, pq pra mtas perguntas eu tinha outra resposta... estranho, no mínimo curioso! Ah, façam tb :)

ps. não consegui colocar os links bonitinhos nas palavras :/

5 comentários:

Tiago Tresoldi disse...

A teoria das personalidades do Jung é algo que os americanos, fanáticos por classificações e divisões, adoram. Na verdade ele não chegou a elaborar algo tão profundamente assim, mas deixou um trabalho bem encaminhado (um dos desenvolvimentos mais famosos é o teste Myers-Briggs).

No geral, Jung não falava particularmente em tipos diferentes, mas em características que todos temos que podem ser colocadas ao longo de um continuum: resuzindo-se ao polo mais próximo de cada categoria, ficamos com duas opções (ou seja, ninguém é completamente Introvertido ou Extrovertido, mas pode-se geralmente dizer com facilidade se somos mais introvertidos ou mais extrovertidos).

Jung, um pouco recuperando de alguns conceitos místicos/religiosos/metafísicos (tem de tudo ai, cabala, astrologia, ching...), definiu quatro características por estas oposições: Introvertido/Extrovertido, Sensitivo/iNtuitivo, Thinking/Feeling (não sei como traduzir direito, Pensante/Sentimental?) e Judging/Perceiving; cada pessoa pega a letra da característica à qual se aproxima mais e junta as quatro (no teu caso, ENFJ seria extrovertido, intuitivo, feeling e judging, mas sinceramente acho que és mais "perceiving" que "judging").

O mais interessante é que muitas pesquisas provaram que estas classificações tem alguns fundamentos: entre os norte-americanos, por exemplo, há um 50%/50% entre introvertidos e extrovertidos, mas há um ligeiro domínio do 'thinking' sobre o 'feeling', como era de se esperar numa sociedade ultra-racionalista.

Claro que muita gente critica isto, e não apenas pela visão mística do Jung. Entre outros, qualquer questionário para avaliação (como os da internet) tem muita influência de seus autores (high bias, como se diz em inglês). O fato de limitar a um extremo de cada continuum também é bem questionável: é horrível usar termos matemáticos, mas alguém com 51% de F acaba com o mesmo resultado de alguém com 99% do mesmo. Isso era algo que o próprio Jung advertia, dizendo tratar-se apenas de um esquema orientativo, de forma alguma completo e determinante.

Uma coisa muito interessante é que esta teoria do Jung (principalmente no desenvolvimento do Keirsey e de Myers-Briggs) acabou sendo levada para áreas completamente diferentes, como os jogos de RPG, onde crias teus personagens de forma mais ou menos semelhante.

Mas no geral, como tudo, "cum grano salis"... :)

Tiago Tresoldi disse...

Tá, vou fazer também só por curiosidade, mas eu imagino que deva dar I e P com certeza, os outros fico meio em dúvida mas eu chutaria ST: um ISTP no final...

Tiago Tresoldi disse...

Pois meu teste deu INTP, dizendo que eu seria um bom arquiteto...

Tiago Tresoldi disse...

Achei outro teste, bem melhor: http://www.personalitytest.net

Continua me dando INTP, pelo jeito sou isso mesmo (confesso que fiquei meio surpreso com o N), mas desta vez dá as porcentagens:

I/E 70% introverted
N/S 70% intuition
T/F 53% thinking
J/P 81% perceiving

Interessante, achei que meu T daria muito mais algo, estou no limite para ser um artista. :) Todo caso os INTP são descritos como "pensadores", entre os "arquétipos" estão Sócrates, Descartes, Pascal e Newton, além do próprio Jung! Nada mal :)

Lizi disse...

Ahh, 4 vezes, que mimosa :D

Estou lendo Jung, aquele livro do tiago que todo mundo leu/vai ler, "O Homem e seus Símbolos".
Farei este teste que tdo mundo fez/vai fazer, mas agora estou de saída...
Só passei aqui pra dizer que sonhei contigo, tinhas voltado do Rio, nas férias e definitivamente. Chegasse de bicicleta na casa do Italiano (quem estranhamente morava na Buarque de Macedo), e eu estava lá :)
Vcs foram conversar no canalete, mas eu segui para o centro, chegando até uma livraria que estava funcionando há pouco, para comprar uma gramática de português!
huaehiaueha

A graça é que estavas de volta, de bicicleta e chimarrão, contando as boas novas :D
Bjuuuuss

PS: povoa mais meus sonhos :P