quinta-feira, 2 de junho de 2005

Mamihlapinatapei

Eles estavam ali, com um imperceptível espaço entre seus rostos, numa cabine de uma loja de vinil num lugar que ignoravam, escutando uma música que não sabiam da existência e continuariam sem sabe-lo. Prestavam mesmo atenção no gesto um do outro. Ela o olhava de soslaio, como que uma criança envergonhada; ele disfarçava, como se prestasse atenção na música. Ambos estavam tão suscetíveis ao olhar que não se olhavam. Um meio sorriso na boca, queriam dizer algo. Mas que palavra poderia dar conta dum momento como aquele? Não falavam, não sabiam o que demonstrar: satisfação, felicidade, impulso? Acontecia algo ali que estava além da capacidade deles de concatenar com o momento, contudo concordavam plenamente com a presença um do outro. Bastava isso naquele instante.

--

Uma breve tentativa de descrição de ‘mamihlapinatapei’ (palavra de uma língua dos índios da patagônia que não tem similar na nossa língua) de uma cena do filme “Antes do Amanhecer”.
VEJAM, não é somente uma história ‘mamão com açúcar’, é desabrochar de idéias. E não venha me dizer que é inverossímil, o ‘tão real possível’ estraga muita coisa mesmo. :)

3 comentários:

Tiago Tresoldi disse...

Uma loja de vinil??? É tipo a casa de doces do João e Maria? Imagina, ia ficar legal uma loja de vinil com aqueles sofás de couro vermelho. :P

Gostei muito, mas estás começando a me lembrar a Tia Clarice!!!

Pablito disse...

Oi.
Pois é, os blogs contaram hoje!
Há um bom tempo comecei a não sair de casa sem papel e caneta. Pareço um louco, tô sempre anotando as coisas que me despertam. Tenho horror de me esquecer do que é interessante.
Gostei um montão desta parte:
Acontecia algo ali que estava além da capacidade deles de concatenar com o momento, contudo concordavam plenamente com a presença um do outro. Bastava isso naquele instante.
Gosto do lado de lá, do que se revela além do entendimento. Gracias, muchas!
Bjo.

Lizi disse...

Antes do amanhecer é algo!
Adoro esse filme, mas não lembro quem eram os atores principais...

Qto ao tia Clarice, ela tb é algo!
heiuhaiuhea

Ainda me lembro do ceguinho mascando chicletes que mudou minha vida... :P
Bjus