sexta-feira, 5 de agosto de 2005

temporada aberta para a reflexão (e desespero)


Estou 'entaguinada' com pensamentos andantes. Eles vão indo... Deixando-me aqui, vendo navios. Explico: aquela sensação de pensar tudo ao mesmo tempo, coisa atrapalhando outra. O problema não é esse (o maior), o caso é que continuo usando metáforas como se fossem areia de praia em Rio Grande, as pessoas não me entendem e nem quero que bicho-gente chegue muito perto.

A figura da Ponte, de estar em movimento na Ponte, remete aos tais pensamentos andantes em fluxo de onda abissal (essa palavra é bonita). Vou indo pensando na faculdade, nas aulas que não houveram, nas que eu poderia ter, nos colegas que poderia fazer ou não, na análise do discurso que larguei, na literatura que era o sonho aquele de minina.

E no meio do vago e vago encontro uma ilha no texto que o Tiago colocou no blog dele, o novo, a nova casa. Ele falava de universidade, falava de um jeito que me sinto muito. Sinto muito, estou perdendo tempo. Isso porque fico esperando ali sentada, calada, olhando quase que aflita. Mas só notam as saias bonitas, os mais eloqüentes, os de falsa opinião formada e decoreba nata. Lamento, eu não decoro, minha opinião é algo, não falo alto e nem uso saia.

Só tenho vontade. E sabe, de verdade porque estou nisso tudo? Pra provar pro jovem, pra criança ou seja lá quem for que Literatura é bom sim! É um néctar na vida cinza, é algo de luz, de calor, conforto puro... Inquietação e reflexação tb vem no pacote; faz crescer, crescer pro melhor e bem que há. Era isso, só isso! Acometer coraçãozinho de muitos com o sentir Literatura.

O que sobrou daquela vontade, vontade que volte a vontade aquela. Veio um monte de professor me dizendo que o que sonho não é possível. Vieram com metáforas me gritando! E agora minha ponte está ruindo. Crise do 2ª ano, disse o Tiago, que seja. Mas a paisagem bonita do fundo é o que eu ainda insisto em vislumbrar, embora acizenteiam tudo...

Pensa bem, foi só primeira semana.

3 comentários:

Tiago Tresoldi disse...

"Só a poesia é capaz de dizer o que as próprias coisas jamais pensaram ser em sua intimidade". (Reiner Maria Rilke)

Lizi disse...

Ah, Fah...

Qdo estamos mal, tudo vira cinzas. Nada do que eu disser vai te fazer melhorar, mas se te serve de consolo, o que o Tiago te disse é muito verdade: estás com crise do 2º ano. Será que tem cura?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer??

kiakaika
Melhoras ao 8 pra nós!

Tiago Tresoldi disse...

Achei uma citação melhor ainda para estes que atravancam teus caminhos literários, apesar de continuares gostando da Tia Clarice:

"Tudo pode sair muito mais bonito nas fotografias, mas sai muito mais verdadeiro nas pinturas". (Mário Quintana)