terça-feira, 23 de agosto de 2005

ser bege

Como posso eu estar tão bege??!! É em todo o canto, tudo o que eu faço: estou bege!!! Cor do conformismo, do calar-se, do pensar e não fazer ou do não pensar logo de uma vez. Simplesmente não tenho um Atitude, fico calada e calada no meu cantinho de menina bege. Eu visto bege e a roupa fica transparente, toda bege eu sou. Não, não sou! Minha vida é lilás. Ou era!?!? Ih, tá aí uma coisa pra resolver, ou não.

Vindo pra casa agora pouco do inglês vi uma enorme fila de pessoas sentadas nas calçadas, preparadas para dormir, em nome de serem atendidas amanhã na previdência social. Vejo aquilo umas quantas vezes e tem como se conformar? Passar ali e olhar indiferente dizendo por dentro 'tá tudo normal'? Eu desvio o olhar, mas vejo de rabo de olho, pessoas idosas até olhando curiosas e eu lá por dentro em rebuliço me perguntando: por que? É simples a pergunta: por que??? Por que deles estarem ali? Por que do meu rebuliço? E do 'por que' vem o 'posso mudar?'. Sendo a professorinha de escola pública aquela, posso mudar??!! Serei bege com eles? Olharei bege, ensinarei bege, gritarei bege, chorarei bege?

É muita interrogação pra um ser aleatório só... Só quero não ser bege na hora em que eu tiver o relativo poder de mudar a vida de uma criaturinha e só.

Um comentário:

Tiago Tresoldi disse...

Sim, é como as pessoas que _vemos_ um desastre na TV durante a janta, pensam "que horror!", e voltam aos seus pratos...

O que me deixa realmente perplexo é o teu estado. Quer dizer, em Rio Grande, a terra do desbotado cinza, até se explica tanta falta de rumo, tanto "sentir-se" bege. Mas até mesmo ai, no Rio de Janeiro, a tal cidade maravilhosa e metrópole cultural e diversificada?