sexta-feira, 26 de agosto de 2005

poieses

"A literatura busca não apenas discorrer acerca de suas diferenças culturais mais sobretudo sujerir ao leitor novas indagações e tentativas de interpretação sobre o mundo. Como figura da história, o homem encontra na literatura seu contínuo fluxo de indagação."
Acima está um dos pensamentos da aula de Fundamentos da Cultura Literária Brasileira, com o queridíssimo Luis Edmundo.
O que muito me interessou na última aula foi ele falando do 'espanto ancestral', o espanto que o homem tem em viver. Você sabe pq está no mundo?!? Nem eu. Daí que escrevemos, lemos obras literárias, e vejo daí tb o pq de termos nossos 'blogsinhos'.
A literatura é um indagador da existência, forte pra mim conceber isso assim de perto.
Nascemos pra amar, sorrir, sofrer, cantar, querer ou tudo junto? Ou tudo separado? Ou tudo tudo? Gosto do 'tudo tudo', nascemos pra tudo, pra nos ilimitar, afinal a limitação já é o que vem de fábrica. E a literatura ali, transparecendo todo nosso espanto e vontade de aparecer.
E os que não lêem? Desperdiçam de ter suas questões aguçadas e um néctar a mais na vida bege/cinza. Decifrar o indecifrável, constantes indagações, isso é uma pequena amostra do que a tal litatura pode fazer conosco.
Ouso a mim mesma com meus versos de gaveta, sinto-me agitava e transbordada de vivacidade. Se a gaveta um dia for descoberta não nego nada, mas nego que eu venha escrever algo parecido novamente. Se cada folha voar ao esquecimento, canto ainda uma música dessas lentas e brindo no meu silêncio as palavras que se foram pra uma ilha cheia de espanto, voltando a sua fonte.

Um comentário:

Lizi disse...

"A questão do espanto gera a busca pelo conhecimento. O mito, a Filosofia, a Literatura, até a lógica surgiram do espanto frente ao novo".
Claro, cada um com seus cada um, mas cada ramificação dessas veio de um mesmo todo: o espanto.

Eu abri com uma anotação do meu caderno de Filosofia do meu 2º grau, por isso as aspas. Fiz questão de procurá-lo, pois prova que na verdade tudo está interligado. Muito tri isso :D

Ahhh, saudoso professor Lisboa!