quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Valeu a pena, ê ê

Durante o semestre meu maior desafio foi mesmo começar a dar aulas de português para os jovens do PASS, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho. Tinha total autonomia em relação a aulas, atividades, tudo. O problema mesmo era proporcionar uma aula interessante e instrutiva (ou destrutiva como eles preferiam chamar). Muitas vezes deixei afazeres aleatórios da faculdade de lado para priorizar preparar uma aula descente. Muitas vezes a aula que esperava que fosse ótimo era literalmente uma merda (perdoe, mas é por força de expressão). Não foram poucas as vezes também que ia dar aula esgotada e chateada por outros problemas, ou então, saia da aula pensando que tudo tinha sido um problema. O caso é que logo de cara nos gostamos e com o tempo foi aquele processo de conhecer mais um ao outro.

Hoje, na formatura deles, foi muito precioso vendo eles vindo dar abraços, beijos, carinho de verdade, sabe. Alguns com carinha de triste ("não vou mais te ver professora"), outros simplesmente satisfeitos e felizes. Maravilhosa foi a imagem que fizeram de mim: "a professora mais meiga de todas" (fora os 'justamentes', 'pessoas' gritados da platéia). "Fico muito lisongeada", comecei meu breve discurso. Na verdade deveria ter dito que fiquei muito desconcertada.

Confesso que em nenhum momento tinha pensado que iria 'sofrer' tanto com o final do curso. "Sofrer" por não tê-los mais, toda 3ªf e 5ªf... Com aqueles olhares curiosos, os deboxes característicos, o abraço e o agito todo.

Ao final, preparam uma surpresa para os monitores, falando de suas características (nem preciso dizer que o 'justamente' e 'pessoas' também entrou, além de ressaltarem a questão da suavidade da minha personalidade). Depois disso cantaram "Pescador de Ilusão" do Rappa. E com aquelas vozes juntas, cantando com vontade, ao observar um aluno 'durão' que tentava evitar as lágrimas de cair, foram as minhas que rolaram com toda força do mundo.

Um dia chuvoso no Rio. Depois de 3h de engarrafamento, tendo de estudar para uma prova fahtal amanhã, a recompensa foi que verdadeiramente, cada segundo com esses meninos valeu a pena:

Nenhum comentário: