domingo, 9 de outubro de 2005

cidadezinhas


Sabe dessas histórias sobre gente tacanha que quebra a força, ludibria com o falso social e representa mesmo a escória de tudo, então, é sobre o que tentarei escrever em breve... mas com um pouco de humor. Daquele humor abafado, dos sarcásticos. Isso lembra a minha fonte da adolescencia, Machado de Assis. Com todo seu cinismo, sarcasmo, humor pra lá de diferenciado, conferia as suas obras um tom pra mim inatingível. É aquela crítica latente, a busca por analisar um social doente doente, mas conferindo seu tom de zombaria. "Ao vencedor as batatas". Eu diria, 'ao vencedor, a piada'.

Acabei por me lembrar de Dogville, um filme que é algo de se ficar estupefato. Ela trata de uma cidadezinha que seria a metonímea do nosso mundo redondo esse. Lá, vai parar a personagem da Nicole (a Kidman) fugida da cidade grande. Ali ela busca abrigo, a qualquer preço, daí o preço alto que acaba pagando: paga com ódio e desprezo que sentirá eternamente por aquelo povinho vil e sem escrúpulos. Ao final se olha e pensa 'mundo cão', não tem título melhor a calhar.

Pedaços de Dogville voam por todo o canto. Temos de ter certeza se não estamos contribuindo pra formação dessa cidade dentro de nós mesmos. Cuidem, todos.

2 comentários:

Andréia Pires disse...

tens razão..

Lizi disse...

É vero, o negócio é não semear o mau dentro de nós, o resto é sobra e não presta ;)
Bjo!