quarta-feira, 28 de novembro de 2007

to the lighthouse

Bem, To The Lighthouse está acabando. Tanto tempo fiquei naquela curiosidade de Ler Virginia Woof, e agora a tenho assim, tão de perto, através de aulas minunciosas (graças as inteligentes questões propostas pela professora), e ela acaba por tirar minhas energias.

Mrs. Ramsay e Lily são o enredo mais interessante. Contudo elas não seriam tão interessantes se não fossem os outros, afinal estamos falando de um livro que fala de impressões, de pensamentos, tão somente. E é um 'tão somente' cheio de grandioso significado, de filosofia, reflexão e, principalmente, fluxo de consciência.

A Mrs. Ramsay é o símbolo de união do grupo, daquela que cuida de todos e os uni com algo em comum, além de exemplo de mulher vitoriana, protetora e cuidadosa; vai de encontro com a imagem de Lily, que se questiona sobre sua arte (será que mulher consegue pintar?), sobre o papel do casamento (ela definitivamente foi muito feliz sozinha) e sobre a imagem de Mrs. Ramsay, esta significando algo que Lily gostaria de ser, mas ao mesmo tempo questionando os traços da personalidade dele, como a mania de querer atar todos os que são simpáticos em casamento.

Sei que preciso de um tempo, preciso olhar para minha lighthouse e de uma epifania grátis no pacote. Nada mais.

Um comentário:

Mileníssima disse...

Achei seu blog em algum comentário antigo do meu.
Bom saber que nem todo mundo parou de escrever :)