Eu não sei o que tem de tão especial na Tropa de Elite, mas seja lá o que for, virou mania. Agora todos são fanfarrões, querem ser capitão Nascimento, admiram a dificuldade que se tem dentro da tropa, fazem piadas sobre a tropa... Tudo é uma elite só.
Meus alunos não cansam de fazer referências: bofe de elite, vc é um fanfarrão, 01, 02... E a última foi perguntarem em uníssono o que é fanfarrão! E ainda é só conectar no WWW qualquer coisa pra ver referências, revistas e jornais ainda com vários artigos sobre (o último que vi está no New York times on-line, em destaque!!!).
No artigo de New York times o diretor explica que o filme está sendo visto de uma perspectiva equivocada pela sociedade brasileira, que o Capital Nascimento, tido como herói nacional, na verdade é uma figura que está sendo criticada e é um modelo a ser evitado, não exaltado. Mas agora a tropa, a violência, a truculência são vistas como saída para esse beco sem saída da violência.
Não vi o filme, ainda. E não é pq repudio o pop, mas é que simplesmente tempo ruge. No dia em que vi Hairspray com a Lívia a mãe a avó de um dos atores estava na fila!(não, não era do capitão Nascimento).
Falando no Capitão, mtos só reconhecem o talento de Vagner Moura agora, contudo já faz tempo que ele vem se destacando com um galã (?) de cinema.
É isso, elite da tropa que inclusive eu, que não vi o filme ainda, não poderia deixar de falar.
Um comentário:
tb não vi o filme. e os meus alunos tb pegaram essa mania... detalhes: eles não só falam como agem igual ao filme.. é tapa no rosto, "zero-um" e "trás o saco" pra todo o lado.. ô mania feia.. gosto do vagner moura, mas não tenho a mínima vontade de ver esse filme.. bjo!
Postar um comentário