terça-feira, 22 de março de 2005

Um dia, três acontecimentos

"Fabíola", sim é meu nome.

Començando com a minha baldiação em Niterói, vem um ônibus pro Fundão depois de muita espera e LOTADO, com gente se pendurando pela porta! Aí muita gente desistiu de pegar, então ao voltar pra perto da árvore mais próxima afim de ficar desesperadamente aguardar o próximo ônibus, um moço que também iria para o Fundão fala:

- Que demora pra vir o ônibus né!?
- É verdade.
- E ainda vem cheio!
- Pois é!
- Você faz o que no Fundão?
- Hein? Não entendi a pergunta!
- Você faz que curso?
- Faço letras. E vc?
- Engenharia. (é a hora em que eu penso, "não tinha curso melhor?"). Você mora aqui em Niterói?
- Não, em São Gonçalo. E você?
- Em São Gonçalo tb! Em que lugar?
- Perto da prefeitura... ali no Joaquim de Oliveira.
- Ahhh, eu tb!

E foi assim que descobri um vizinho em plena baldiação, rua movimentada e ânsia por pegar um BUS em Niterói. Aí fomos conversando no bus (em pé por sinal ;/), e ele falava "não sei o q FABÍOLA", "pois é FABÍOLA", repetiu 300x 'Fabíola', meu nome é lindo! E ele tinha que se chamar TIAGO, falta ser Italiano :PP (e antes que seu Italian Boy diga: não é trova hein :P)


2ª Acontecimento: AULA DE LINGÜÍSTICA

Gente, foi algo fora da realidade a aula da professora Aniela. O assunto era fonética e fonologia, e ela deu um SHOW, nem o Italiano poderia reclamar, parecia até ele falando ahahaha :PP Várias tabelas de transcrições fonéticas.
Primeiro ela mostrou o processo de som/fala no cérebro (o que passa pelo córtex motor primário, broca, wernick) e deixou claro que era um sitemasbem simplificado do nosso cérebro. Depois explicou as barreiras do som (1ª as cordas vocais, depois a epiglote e assim vai), com desenhos e até fotos.
Então finalmente ela chega na "articulação da fala", falando de oclusiva, fricativa e africada. Aí então tabelinhas básicas e exemplos de, por exemplo, a diferença do som do "r" em "coRda", em que no "carioquês" é mais arrastado do que no sotaque dos gaúchos.
E agora fazer exercícios: transcrição fonéticas de palavras em português, e como "desafio" transcrição de palavras inglesas. (detalhe: comecei fazendo pelo desafio já :P aulas do Vagner serviram pra algo, JONQUIL!)


O último acontecimento, deixei por último pq é chato.

LÍNGUA PORTUGUESA UM é o que me espera!
Fui lá conversar com o responsável pelo departamento de Letras vernáculas, mas não adiantou muito. Aí eu ganho de "brinde" por ter feito UM ANO de Língua Portuguesa duas optativas referente a "ensino de português para o estrangeiro", please, isso não quero 'ganhar', quero FAZER!
E teve também a secretária de vernáculas que era dizendo "'Fabíola', não lembro desse nome, mas se eu tivesse visto ia lembrar né, e um nome assim..." Ela não completou, mas soltou um sorrisinho no canto da boca. Sim, meu nome é lindo, eu sei. O caso que ao invés dela simplificar, ela PIORAVA dizendo que eu teria que cursar essa matérias loucas aí em cima que não tem NADA relacionado com meu curso "Letras - Português/Inglês". Mas gostei da idéia, se tiver oportunidade curso sim.

Agora me sinto: desamparada, desesperada, acabrunhada, decepcionada, despetalada, sem mais o que ter a falar.

Ao menos não errei bus nenhum hj :D

:)

Um comentário:

Tiago Tresoldi disse...

1. Não é trova, é peçonha explícita, irrefreável, despudorada!

2. Eu consigo reclamar de qualquer aula... :P Mas fico contente por ti, pelos menos tens alguma aula que presta. Aqui vai tudo de mal a pior, em Fonologia então pior ainda.

3. Estes teus aproveitamentos vão ser complicados, eu sei, mas a esta altura tens mesmo de aproveitar tudo que vier pela frente. A FURG em termos acadêmicos já é passado para ti (e começo a achar que não te será de todo mal) e mesmo que sejas obrigada a cursar mais quatro anos tens a necessidade de aproveitar. Início de aula é sempre assim, com o tempo acabas te localizando e tens a sorte de poder te movimentares com mais facilidade pelos meios acadêmicos.

Eu tô é com uma baita saudade de conversar contigo (apesar do teu nome ;). Mas vê de seguir em frente sempre buscando mais, viu? Não quero saber de ver-te em direção a uma vidinha trivial. No mínimo, quero-te professora da UFRJ! :)

Beijão.