sábado, 26 de março de 2005

Comer Chocolate

Fico intrigada com essa formiga que ataca o cérebro das pessoas e as faz desejar de uma forma quase insana os tais 'ovinhos de páscoa'. Tá que são de páscoa, mas são de chocolate! E chocolate tem o ano inteiro pra quem quiser consumir.

Aí está A palavra: CONSUMIR. A formiguinha na verdade não simples desejo pelo delicioso chocolate, mas sim desejo em gastar, comprar, consumir, presentear, ganhar mais chocolate. Quase vaidade diria. Quase... uma tênua linha entre o plenamente.

Ainda não vi onde está escrito as professias do Santo Coelho que assim instituiu a troca de ovinhos. Aí vc fala: 'mas é tradição ué'. Tradição de quem? Pra que? Eu diria que é a tradição da adoração ao deus Capital, só isso. As pessoas caem como bestas e ficam contentes no início, meio e fim de tudo.

Então VIVA ao Deus que é trocado por um deus. Não que queiramos fazê-lo. Mas fazemos. Na Bélgica eles têm ovos gigantes de chocolates em que serão divididos entre a rica e bem saudável população. Na África temos crianças morrendo de AIDS, governos corruptos, guerrilhas, mas óbvio: isso é problemas deles.

Eu vou comer meu chocolate amanhã, depois de amanhã e sempre. Sou chocólatra mesmo. Só sei que paralelamente crianças passam fome em qualquer parte desse grande país que é o nosso. Aí quando alguém apontar a arma na minha cara tirando meu sossego de ander livremente pelas ruas, lembrarei de cada pedaço de bom chocolate, cada visita feliz do coelhinho em minha casa e do meu descaso e indiferença com todo o resto.

Uma data tão feliz. Um feriado tão longo, porque estragar criticando o que já ponto pacífico entre todos: o consumo. Porque se eu não fazê-lo agora, aqui pode nao ter efeito algum, mas servirá para talvez mudar o pensamento dos nossos netos e de outras gerações que mudarão sim o culto aos deus Capital e sabe-se lá que talvez Deus tenha oportunidade dessa vez.

---

Sinceras Feliz Páscoa

Nenhum comentário: