domingo, 13 de fevereiro de 2005

"O aviador"

Hj fui assistir ao filme "O Aviador" no Cine do West Shopping aqui em Campo Grande. Poderia até me centrar em fazer uma crítica sobre o filme indicado ao Oscar, sobre a atuação do Di Caprio que finalmente merece crédito ou sobre a história que é triste, mas não chega a comover.
O fato porém que marcou minha matinê foi a de eu ter ido sozinha ao cinema. Nem tinha pensado nisso até estar na fila, vendo todos acompanhados, conversando e relembrando qdo estava com a "minha turma". Parecia que com ela era tudo mais fácil, criticar, comprar pipoca, escolher lugar. Tá, até parece que não tenho "experiência" em cine. A "questã" mesmo é o fato de ser minha primeira vez num cine em 19 anos, e gostei até. Pretendo durante a semana ir novamente, ainda tenho que ver "Jogos Mortais" e "Menina de Ouro", além do filme do Johnny Deep da terra do nunca.

Voltando ao "aviador", o filme tem muito de "Cidadão Kane", afinal a histório do excêntrico tem muito disso. Perde os pais cedo, herda uma fortuna que gasta da maneira mais estranbólica que encontra! Com suas manias acaba afastando as pessoas de si, abandona a "humanidade", vive num rito de adoração ao próprio potencial.
ELe se cerca de si como se fosse uma ilha. E quantas vezes não fazemos isso tb?! Nos fechamos em nossa própria "casca" e vivemos como caramujos encerrados dentro de um "mundinho".
Aí estou novamente descambando pro comportamento humano... não tenho jeito! ahahah

O que vejo agora é que não importa minha opinião se o filme ganha ou não o Oscar, mas sim o que muda na minha "excentricidade", que ir ao cine sozinha mais vezes virou meta e que ultrapassar limites não é desejo de um só homem, consiguir fazê-lo é algo!

2 comentários:

Tiago Tresoldi disse...

O filme tem muito de "Cidadão Kane" porque este último foi baseado na vida também do Hughes, além do Hearst claro. Eu não assisti (ei, aqui em Rio Grande os filmes chegam com atraso, no Dunas ainda está passando Olga!) mas imagino que haja muita licença poética, afinal o filme foi financiando pelos herdeiros do próprio Hughes.

/me implicando, tanto para variar :)

Andréia Pires disse...

eu também quero ver o filme da Terra do Nunca.. :)
bjão, guria!