terça-feira, 8 de fevereiro de 2005

Hoje é dia de Maria...

Presença de Maria

Um prêmio ganho pelo público televiso da TV Globo foi a minissérie “Hoje é dia de Maria”. A cada dia que passava sentia que aquele era um dia de ouro para quem aprecia a poesia, a simplicidade e a cultura popular. E para aqueles que não apreciavam, restou gostar de tão bonito que foi tratado o sonho de Maria de “ganhar mundo” e conhecer as “franjas do mar”.
Junto com Maria embarquei procurando o meu mar, por onde andava? Perdi a direção? Voltei como ela ao mesmo lugar do qual saí? Ficou provado ali que a vida é um ciclo: andamos, andamos e andamos, acabamos de onde começamos, eu sempre tinha desconfiado disso mesmo. Maria vai de grande pra menina e fico com inveja dela: não posso voltar neste caminho. Ela pode, na imaginação se pode tudo e tanto...
Pode-se apaixonar por um pássaro e magnificamente amar e ser amado de modo diferente, como qualquer “humano” não seria capaz. Mas tudo que há de bom desperta vingança; do que, não se sabe. Contudo Maria tinha um inimigo: o próprio “coisa ruim”. Cheio de caras e bocas cruzou o caminho da menina e ela sempre o reconhecendo, salvando a sombra de amigos, conquistando seu mundo.
Ela salvou também a alma do moço que depois de morto não seria enterrado, somente espancado por não ter pagado as suas dívidas. Mas a garotinha não deu um jeito de garantir o descanso do moço que nem conhecia. Assim Maria conquistava o bem, que marcava sua alma com bondade, mesmo se a madrasta má (vivida esplendorosamente por Fernanda Montinegro), insistisse em pisoteá-la, passa-la pra trás e persegui-la por um tesouro que só pertencia a doce mocinha.
É tanta expressão, metáfora, beleza no seriado que enumerar tudo seria extenso o texto. No entanto não poderia deixar de fazer um leve comentário sobre esta que me encantou por demais e me fez crer mais num mundo que quase sempre se apaga, na TV brasileira que geralmente só nos apresenta fiasco e em mim: eu posso percorrer mundo e também encontrar o mar.

Bjaunx, Fá

Um comentário:

Andréia Pires disse...

Eu vi todos os dias!! A Melhor coisa que a Globo já fez nos ultimos tempos..