quinta-feira, 21 de junho de 2007

Ai, filosofia da educação...

Hoje foi a apresentação do trabalho de filosofia. A idéia era fazer um ‘experimento’ com imagens, algo diferente. Bem, tendo uma semana pra esquematiza tudo, propus que fizéssemos uma curadoria como do professor Bruno Lages (ele revolucionou a vida de todo mundo de aula), com a idéia de ‘guiar’ a compreensão da leitura de um poema/conto/romance. Fui dando a idéia logo: podemos trabalhar com Blake!

A idéia era primeiramente mostrar figuras (que tivessem relação com poema) para que eles livremente associassem uma a outra; em seguida, olhariam o poema e cada um do grupo marcaria que palavras consideram chave para o entendimento e o porquê; daí já teríamos a idéia de lentes diferentes que seria trabalhada melhor na transparência com o poema, mostrando primeiro a imagem do poema com uma lente amarela (papel celofoni), com uma interpretação mais literal do poema (que foi o “the tyger”), em seguida uma interpretação mais aguçada, falando da questão da Revolução Industrial, outra lente, azul. Teria também nosso plano de aula que estava ao contrário, só poderia ser lido com um espelho, mostrando essa idéia de desconcerto, de visão diferente das coisas.

O caso é que foi tão legal a apresentação, eu super empolgada com o assunto (ai, literatura é meu pecado), todos trabalhando pra fazer inferências interessantes, no final trabalhamos com Walter Benjamin e um pouco de Kant. Fiquei feliz... E acabou o semestre de filosofia.


Adão e Eva, quadro por Blake.
Ela fazia a seguinte distinção entre Inferno e Paraíso: Inferno - instinto, ação, caos; e Paraíso - passivo, ordem. Uma combinação desses dois elementos que irão formar uma nova energia necessária para ser feliz.

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