terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Um afã por fã

Passando por essa fase cinéfila mexicana juntamente com a Lizi, acabei por me lembrar de um causo sobre essa coisa de ser 'fã'.
Certa noite, na 6ªfeira de estréia de Harry Potter nos cinemas brasileiros, tinha eu assistido ao bruxinho e chegando em casa furto do ar vindo da sala o seguinte diálogo:
- Pai, eu quero ver Harry Potter.
- Mas você não se interessa por ver filme, nem viu os outros.
- Por isso mesmo. Eu quero ver.
- Você não liga pra isso.
Então replica ela, com a voz conotando toda a angústia:
- Mas eu preciso ser fã de algo. Eu nunca fui fã de nada.
Foi daí que refleti um pouco sobre o vazio que somos quando não temos nossa música predileta, nosso livro, nossa historinha de contos de fadas, nosso filme... Passamos a ser algo a partir daquilo que degustamos com mais afã. Só que às vezes nos limitamos a se deixar levar por aquilo que nos dizem que é bom, o que a cultura em massa nos impõe como ideal e satisfatório.
Um causo paralelo a esse foi na minha pré (blerg) adolescência, lá nos meus 13/14 anos, época de Titanics, Léo de Caprios e boy band, quando fui interpelada sobre que artista/banda eu preferia. Fique no vácuo total... Tentei escapar, sair de soslaio do acabrunhamento que me causava tal questionamento, mas não teve jeito, a guria era insistente e a todo momento voltava a esse ponto. Daí, época de Copa do Mundo (ou Olimpíadas?) que era, tocava um música da Gloria Stefan (que nem mais me lembro), mas como não podia simplesmente responder que gostava de músicas de comerciais e filmes, escapei com a tal cantora... Mas me senti muito constrangida, tinha mesmo eu ser fã de algo? Até hoje eu não sei, não sei...

2 comentários:

Lizi disse...

E falávamos justamente sobre isso ontem: eu não sou fã de muitas coisas.
Não posso te dizer qual é a minha música, cantor ou filme preferido, apesar de ter meus top-tops.

Passei por toda era "boy band-titanic-De Caprio", saí viva. Não nego essa fase, pois graças a ela resolvi aprender línguas dentre outras coisas que culminaram no que sou hoje (pois gosto do fato de odiar pagode, ao contrário de todas gurias que estudavam comigo :P).

Agora, estou me considerando "fazinha" do Luna, pois acho que ele é um excelente ator, assim como o Gael, pois me levaram a apreciar o cinema mexicano. Felizmente, coincidiu da gente passar por essa fase juntas!

De resto, te digo: Nunca vi filme tão gay quanto o Pótá :P

Sua velha, beijão!

Andréia Pires disse...

Ai o Gael... :P~~ vi com o bruno o Má-Educação.. achei muito bom. O bruno reclamando que não agüentava mais esses filmes aviadados que eu queria ver.. no fim ele acabou gostando.. do conjunto, mas passou o filme inteiro completamente constrangido..
Sobre ser fã... eu sou fã de muita coisa. muita. coisa boa e coisa ruim.. Dawson's Creek me dá saudade até hoje. tempo em que a gente tinha net em casa e eu tempo de me trancar no quarto, na frente da tevê e ficar lá no meu mundo. puxa, e como era bom...

Bom natal, menina. bjão. amei o cartão virtual. :)