quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Referencial

Estava eu olhando o blog recapiado do Tiago, o Ars Rethorica, e da parte final dos fragmentos de uma resposta do papa João Paulo II sobre o uso da camisinha tiro:

"(...)Se alguém duvida de que esta entidade chamada 'a ciência' hoje possui uma autoridade maior do que a da pitonisa de Delfos, pode considerar um único fato. Experimente dizer em um jantar qualquer que o Sol gira em torno da Terra. Você será chamado de palhaço e idiota. Agora, todos vêem, todos os dias, o Sol dar a volta no céu. Todos vêem, todos os dias, a Terra paradinha onde está, e o Sol se movendo. 'Ah, mas isso é só uma impressão.' Não é não. Você não aprendeu na escola que 'o movimento depende do referencial'? "

Com essa essa tirada colocada alfinetantemente pelo seu Italiano acabou por me render um daquelas caras de 'ih, me pegaram'.

Nada é relativo ou a ciência não é por si dona da verdade?
Há a tal verdade relativa? Ou de relativa a verdade não é nada?
Relativo não foi pois criado por nós como desculpa para as nossas próprias constações que não podem ser provadas?

Estou com um nó. Esse nó não é nada relativo. Mas o referencial é o blog do Tiago :P

Ah, estou gostando disso...

2 comentários:

Tiago Tresoldi disse...

Que bom que estás gostando, vou tentar continuar! Agora só uma coisa: a citação não é minha, é de um blog chamado "O Indivíduo" (tem link lá no post). Mas que ficou a minha cara, ficou. :P)

Tiago Tresoldi disse...

E ars rhetorica não se escreve assim! É rHetorica, não retHorica! Tinha de ser a fabióla mesmo!