sábado, 1 de julho de 2006

Verde e Amarelo

Hoje é dia de jogo do Brasil e de toda a parafernália em torno dele. Nada contra a Copa, contudo me cansa a super exposição da mesma a ponto de não me interessar muito por jogos da pátria amada.

Certo dia mamãe veio toda feliz me dando uma camisa verde com detalhes amarelos, dessas de futebol estilizada-moderna. Confesso que caiu bem a blusa, contudo era impressionante minha postergação em usar tal. Um belo dia resolvi usar, nem era dia de jogo, mas tive de fazer o famoso ‘grau’ e fui eu andando pelas ruas paramentada com o verde amarelo mais falso que já vi. Senti-me desconfortável, ainda pior quando cruzava com alguém fantasiado também: uma sensação de bobo da corte fora da corte, exposto às intempéries do mundo.

Olha, não sei a cor do meu patriotismo, mas certamente não é do mesmo tom de verde amarelo desse povo fazendo ‘macumba pra turista’ na Alemanha, dessas ‘mulheres’ dançantes mostrando o vulgar e fazendo propaganda de seu produto (as exportações de carne aviária do Brasil cresce surpreendentemente), do Galvão Bueno e seu ‘rrrrrronaldinho’ exaltando a estultice geral da nação, glutões e mulatas festejando a ‘glória nacional’.

Enquanto isso, num reino distante da Alemanha e distante desse Brasil da copa, reparo crianças pedintes nos sinais da vida, mulheres com seus bebês no colo desesperadas, homens fadados ao desemprego humilhados por não conseguirem sustentar sua família, senhores e senhoras madrugando na fila da previdência social... É, tem coisas que não demoram 4 anos para aparecer e nem levam 4 anos para esvaecer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Super exposição cansa tudo, não é a toa que eu odeio natal.

AHUhuahuahuahu e camiseta verde e amarelo...cruzes...isso é coisa de bobo da corte mesmo, até pq...louvar o país da bunda, cerveja, futebol e indios overpowers (ninguem me diz que o guarani não fez curso de super homem), usar uma camiseta que exalta tudo isso é pedir pra tomar tiro.
A coisa que eu mais odeio ouvir é: "...mostrando a beleza da mulher brasileira"
Porra, somos só isso? só um rostinho bonito? Sò samos uma "transa" boa? somos carne do açougue? somos apenas uma vitrini? O país exporta essa imagem.

Eu sou paradoxal, acho que o patriotismo puro deveria ser expurgado, temos que viver num mundo sem fronteiras. Mas tb acho louvavel admirar feitos de um povo (não em necessário um país), tipo os galeses que lutaram bravamente até serem praticamente exterminados pelas invasões saxãs, ou a disposição de vercingetorix a não estar disposto a ceder seu povo a roma, mas se render por não aguentar mais ver chacina.Ou ainda dos ases alemães que a unica ordem que não obedeciam era de recuar qdo isso envolveria a perda de vidas civis, mesmo com a guerra perdida lutaram até o fim...

E o que podemos louvar do brasil? hmm...é...somos um povo feliz =)

E outra coisa, a copa é tão celebrada pq é um evento raro...uma novidade a cada 4 anos.
Só as coisas novas são destaques...
crianças nas sinaleiras...pessoas vivendo em subemprego...esse é um filme por demais repetido no brasil...
então não é novidade...não interessa...

Lizi disse...

não é vaca, mas longa história; kiko e mimoso não se conhcem para o bem mundial; em breve teremos fotos :DDD