terça-feira, 4 de julho de 2006

Penúltimo comentário sobre a Copa

Dentre os amigos de faculdade, hoje presenciei os dois lados no que se refere ao ‘to be or not to be’ Copa do Mundo. Uma, quer distância de todas maneiras possíveis, outro, gosta e aprecia futebol. A discussão girou em torno do comentário de que uma estátua do Ronaldinho Gaúcho teria sido queimada em SC (bizarro!), e que da mesma forma que usam tamanha energia para expressar seu descontentamento quanto ao futebol, porque o brasileiro não faz isso na política, no social, buscando melhorias e os seus direitos sendo respeitados?

A radical contra, disse que além de ser idiotice sem tamanho, Copa não servia para nada, a não ser para uma festa inútil na qual quem festeja não ganha nada, a não ser a chance de ser tapeado pelos seus governantes. Já o radical a favor insistiu que justo aquele que não tem alegrias em sua vida, ganha mal ou está desempregado é o que necessitava dessa alegria que só o time canarinho poderia proporcionar.

Diria que nesse caso nada melhor do que tomar o meio termo: é bom torcer sim, futebol é um esporte como qualquer outro e não merece ser discriminado radicalmente só por conta da sua projeção mundial, contudo não devemos nos deixar alienar por tal máquina que faz do futebol não um jogo de superação de corpo e espírito, mas de salários e nomes. Certamente o Brasil não iria mudar social ou politicamente com o Hexa, contudo são nesses eventos que invariavelmente nos sentimos vivos (ainda mais com o número extremo de cornetas e buzinadas atormentando sem horário) e criamos um senso de coletividade (superficial que seja), que nos faz olhar o outro com mais igualdade, como brasileiro e só.

Mas não adianta, usar verde amarelo não é comigo! ;)

3 comentários:

Andréia Pires disse...

tu acreditas que quebrei o dvd da amelie no meio?! :/ fui tirar da caixinha e ele se partiu todo..

mas e aí, itália, portugal ou frança? :P~~

Tiago Tresoldi disse...

Tudo indica que restou apenas um 'farewell', não? Farewell, then firewall...

Bom, aproveita Porto Alegre e tudo o mais que vier.

Anônimo disse...

Ah amooooooooooooooore

verde e amarelo combina muito bem contigo sim
adorei =ppppppp

Mas pensando bem
é melhor sem verde e amarelo mesmo =p