segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Como voce se ve?

Esses bonequinho cabecudos dos orkut servem para uma bela reflexao etnica de como as pessoas se veem. Andei notando a presenca massiva de bonequinhos q deveriam refletir o dono e que apresentam a "pele" de tom mais claro. Isso mais faz lembrar que certa vez conversando com uma amiga (cujo nome nao revelerei, mas ela nunca leria o blog mesmo) na UFRJ sobre tons de pele e ela (que possui um tom de pele mais escuro q o meu, por sinal uma cor bonita e definida, ao contrario do meu moreno amarelado, e dizia que ela tinha meu tom de pele, que por sinal era branca (pq ela nao conviveu com os branquelos de rio grande :P. Eu olhei atonita e concordei embarassada, pq o q eu vi mesmo ali foi um grande dose de preconceito.

Do mesmo modo, venho notando como as pessoas tendem a "embranquecer" a pele na tentativa de aparecer mais atrativos (talvez). Eu sei que eh bem interessante observar como cada pessoa se percebe e ver que no final a grande maioria quer se encaixar naquele esteriotipo de beleza que todo mundo conhece como o (teoricamente) mais bonito.

2 comentários:

Oibaf disse...

Sabes que nunca percebi isso? Vou tentar prestar mais atenção a este detalhe nas próximas vezes que visitar o orkut. Eu acho que me desenhei mais escuro, até porque o tom pálido não existe ali e acho feio :P

Psicólogo Cláudio Drews disse...

Eu havia ficado fortemente tentado a colocar meu bonequinho com um tom de pele mais escuro, para parecer bronzeado.. Também havia pensado em colocar olhos mais claros, bem verdes, e não um verde meio castanho sem graça, como são os meus. Queria ter feito meu cabelo bem escuro, com uns reflexos castanhos, e não preto opaco, sem brilho, e cheio de fios brancos...
Mas daí me dei conta que se fosse assim, seria melhor fazer um bonequinho tipo alienígena, ou qualquer outra coisa, pois ele não seria realmente representativo do que eu sou.
Daí fiz meu bonequinho com cabelos pretos opacos e fios brancos, olho verde puxando pro castanho, pele desbotada e até minha roupa meio sem graça, a calça jeans desbotada, a camisa usual, o tênis... Tão parecido quanto possível comigo.
Até que não ficou mal... E meus amigos me reconheceram: "Ah, o teu é um dos que está mais parecido..." - claro... mas é difícil resistir a tentação de projetar o ideal de ego nele. :D