domingo, 14 de junho de 2020

15 anos depois

Quinze anos depois do início desse blog, o encontrei por acaso. Achava que já o haviam suprimido de alguma forma, que ele não existia mais. Minha surpresa foi grande ao pensar nele enquanto escrevia minha relação com a escrita e me dar conta de que ele estava aqui, intacto

O ano é 2020, uma epidemia toma conta do mundo e nos obriga a ficar em casa. Ironicamente  tivemos que nos "desautomatizar", palavra que muito usei aqui por anos e anos a fio. Parei de escrever aqui porque ele parou no tempo de fato: um roxo berrante, um template que não tem nada a ver comigo hoje. Nem o "ai, minha vida" faz mais sentido. Hoje tenho outras expressões cunhadas por mim e que meus amigos reconhecem de longe, como "situation".

Hoje sou professora estabelecida. Continuo dando aula na escola pública com muito carinho e também continuo dando aulas particulares de inglês, além de francês agora. Hoje sou casada com um homem bastante interessante e peculiar. Hoje moro no Rio de Janeiro e já nomeei essa cidade como a minha morada permanente.

No primeiro de janeiro desse ano retornava da França depois de uma estadia de um ano e meio. Um ano e meio de vida européia que certamente mudou e adicionou bastante coisa boa à minha existência. Estudei na Sorbonne, fiz amizade com geral, falei francês pra caramba... Me senti em casa, mesmo não estando em casa. Descobri que realmente tenho essa habilidade de abrir a minha tenda e fazer morada em qualquer canto.

Voltei nesse blog e resolvi escrever para deixar essa lembrança para Fabíola do futuro. Ela vai gostar de ver esse texto aqui. Eu adoraria que eu tivesse escrito alguma coisa todo o ano, qualquer coisa. Ia ficar aqui, nesse meu jardim secreto.

Ah, e voltei por um motivo muito especial: ao fazer a oficina virtual de escrita criativa da Andréia (que me acompanhou boa parte do tempo da existência desse blog e migrou comigo para outras esferas de redes sociais), me lembrei que isso existiu. Existiu por anos.

Fiquei rindo de muitos posts que não entendi o que queria dizer. Ri dos erros de português, a maioria causada por uma digitação muito rápida (eu escrevo correndo correndo). Fiquei rindo e saudosista desse tempo do passado, da minha inocência, da minha transformação em mulher adulta aqui documentada.

Agora eu SOU uma mulher adulta, farei 35 anos esse ano. Quando comecei esse blog, em 2005 tinha 19 anos e iria fazer 20 anos naquele setembro. Uau, que caminhada. A motivação daquele blog foi minha mudança de cidade e universidade (na época migrava da FURG em Rio Grande para a UFRJ no Rio de Janeiro).

Bem, acho que vou ficar por aqui. Já é tarde, tenho que rever minha aula online de amanhã. Além disso Martin termina de estudar chinês em breve e iremos descansar em paz. Provavelmente irei ficar olhando o Instagram por uma meia hora e depois irei colocar o celular debaixo do travesseiro e ir dormir pensando nesse blog, nesse texto, nesse reencontro.

Então até logo, eu espero. Bom te rever aqui.

Nenhum comentário: